SALA DE AULA INVERTIDA E A INTRODUÇÃO DE ESPORTES NÃO CONVENCIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR

  • LENICE APARECIDA VIEIRA
Palavras-chave: Educação Física; Sala De Aula Invertida;, Sala De Aula Tradicional; Esporte;, Jogo e Brincadeira Não Convencional.

Resumo

O presente artigo propõe trazer possibilidades do uso da Sala de Aula Invertida nas aulas de Edu-
cação Física da Educação Básica do ensino fundamental de 09 anos, fundamentado no conceito
de pesquisa exploratória. O princípio da Educação Física com escopo para o desenvolvimento de
competências e habilidades, voltado para a cultura corporal, afastou-se das aulas baseadas apenas
nos aspectos fisiológicos com conteúdos tradicionais e tecnicistas. Este movimento de inovação
iniciou-se em meados dos anos 80 com proposições teórico-metodológicas que buscava olhar o
ser humano por outro viés; de reprodutores do movimento para apropriação e recriação crítica e
autônoma das diversas manifestações culturais, Betti (2009). Atualmente, numa sociedade em
constante transformação, com estudantes conectados, as aulas necessitam apresentar atrativos que
instiguem, envolvam a todos e possam apresentar desafios e ressignificados. Assim, sala de aula
invertida pode ser um excelente recurso para apresentar esportes, pequenos jogos e brincadeiras
não convencionais e trazer para as aulas de Educação Física um aporte de conteúdos muitas vezes
negligenciados, proporcionar maior inclusão, valorizando, reconhecendo e fortalecendo no estudante
postura mais ativa, convidando-o a sair da posição de expectador e se tornar protagonista do seu
aprendizado, Scheneiders (2018).

Publicado
2024-05-31