LEITURA, GRAMÁTICA E ORALIDADE: AS INFLUÊNCIAS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E ESCRITA DOS ALUNOS

  • LUCIANA CHIARELLI NALE DA SILVA
Palavras-chave: Comunicação;, Gramática;, Linguagem;, Produção textual.

Resumo

A gramática, a oralidade e a escrita foram se transformando com a sociedade, influenciadas pelas
mudanças de hábitos e costumes, pela forma como as pessoas se comunicam e por influência direta
dos veículos e ferramentas de comunicação. Se antes a linguagem era ditada por modos rígidos de
conduta social, usando-se a norma culta e a escrita padrão, atualmente percebemos uma grande
flexibilidade linguística, tanto na oralidade como na própria escrita. Entre os usuários das diferentes
tecnologias, em especial da Internet, podemos quase classificar como uma norma própria de co-
municação, com abreviações, códigos e termos utilizados entre seus usuários e que ditam a forma
como esses indivíduos falam e escrevem cotidianamente, não apenas quando estão utilizando a
rede, mas até mesmo em suas conversas olho a olho. Esses valores sociais e culturais representam
a identidade de uma nova geração, que se apropriou da linguagem padrão/culta, transformando-a e
adaptando-a à essa nova geração conectada. No entanto, se a tecnologia trouxe maior capacidade
comunicativa, permitindo novos modelos de produção textual, aproximando a identidade cultural do
indivíduo ao seu modo de se comunicar, podemos perceber também uma grande perda linguística,
que afeta a capacidade do aluno em textos e documentos onde a escrita pede a gramática padrão
e não apenas a reprodução da oralidade coloquial.

Publicado
2024-05-31