AS CONTRIBUIÇÕES DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA APRENDIZAGEM DO SURDO EM ESCOLAS REGULARES

  • LUCIANA DIAS MARCATI MANDU
Palavras-chave: Libras; Intérprete;, Aprendizagem; Surdo.

Resumo

A inclusão no ensino regular caracteriza-se como uma discussão presente em diferentes contextos,
considerando a necessidade de respeito aos limites de cada estudante, bem como potencializar
as habilidades de acordo com a especificidade individual do discente. Deste modo, o levantamen-
to bibliográfico realizado para elaboração deste estudo identificar as dificuldades e desafios nas
escolas de ensino regular, considerando o processo de ensinar e aprender dos estudantes surdos,
evidenciando a importância da comunicação por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), a
fim de oportunizar desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, sendo fundamental a presença
do intérprete de Libras nas escolas para acompanhar e direcionar as atividades, reduzindo as bar-
reiras existentes na inclusão dos surdos. Diante desta realidade, este trabalho objetivou identificar a
importância do intérprete de Libras na aprendizagem dos surdos nas escolas regulares. A relevância
do estudo justifica-se na necessidade de compreender como a Libras deve ser adotada nas salas
de aula regulares, proporcionando ao surdo o desenvolvimento das habilidades e aprendizagem
de qualidade.

Publicado
2024-05-31