A RELEVÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • MARIA APARECIDA DE PAULA
Palavras-chave: Literatura Infantil; Educação Infantil; Desenvolvimento Infantil.

Resumo

Este estudo, resultante de revisão bibliográfica e de cunho qualitativo, apresenta uma análise sobre
questões a serem consideradas no que tange às contribuições que a Literatura Infantil oferece ao
desenvolvimento Infantil e, portanto, devem ser consideradas e incorporadas pela Educação Infan-
til por meio da mediação do professor, o qual pode viabilizar o acesso de seus alunos à literatura,
estimulando-os e oportunizando o contato com diversos gêneros literários, de forma que diferentes
experiências possam ser vividas pelas crianças no contato com os livros e com o universo imaginário
que ele auxilia a construir. É de suma importância que se considere o contexto em que a criança é
entendida, pois esta visão sofreu significativas mudanças ao longo do tempo, e a Literatura Infantil
reflete as diferentes formas de compreender e interagir com a infância. A Educação Infantil precisa
ser o espaço em que o contato com esta experiência e o professor deve conhecer e valorizar este
recurso e seu papel neste processo. Para o desenvolvimento do trabalho foram consultados teóricos
que abordam o tema, além de textos oficiais.

Publicado
2024-05-31