CONTRIBUIÇÕES DE GOTTFRIED WILHELM LEIBNIZ NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ASPECTOS NOTÁVEIS DE SUA PROPOSTA FILOSÓFICA
Resumo
O presente trabalho visa apresentar possibilidades estratégicas sobre a influência de Gottfried Wilhelm
Leibniz no ensino da matemática, enquanto proposta filosófica assim como aspectos cognitivos. O
objeto tem delimitação quanto a considerações sobre a teoria do processo no desenvolvimento hu-
mano. A hipótese do presente instrumento tem a pretensão de evidenciar possíveis considerações
quanto ao direcionamento da teoria filosófica direcionada ao ensino de matemática. Desta forma,
o objetivo do presente instrumento é analisar o aspecto teórico da filosofia de Leibniz no desenvol-
vimento humano. O presente projeto versará sobre 3 eixos temáticos previamente determinados,
Leibniz, ensino da matemática e desenvolvimento humano, e os métodos empregados versaram
sobre a realização desta pesquisa com abordagem qualitativa. As ideias de Leibniz implicam na
maior compreensão quanto ao desenvolvimento humano, e pode-se perceber que Leibniz versava
sobre aspectos notáveis na fundamentação da realidade utilizando a linguagem matemática (mode-
lagem) em princípio, discorrendo, posteriormente, para as considerações sobre a cognição, acerca
do imaginário e do real, conferindo ensinamentos sobre as mais diversas situações sobre a vida.