REGGIO EMILIA E A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • KATIA DE OLIVEIRA ALVES
Palavras-chave: Reggio Emilia; Pedagogia da Escuta; Desenvolvimento Infantil.

Resumo

A Educação Infantil tem sido um tema cada vez mais debatido nas escolas, pois a abordagem
pedagógica adotada pelo educador para estimular o desenvolvimento das crianças pode impactar
significativamente o seu futuro. A Pedagogia da Escuta, também conhecida como escuta de bebês
e crianças, teve origem após a Segunda Guerra Mundial, com o pedagogo Loris Malaguzzi, que
introduziu diversas práticas educacionais nas escolas da região de Reggio Emilia, na Itália. Mala-
guzzi acreditava que as crianças possuíam "cem linguagens", referindo-se à sua capacidade de
se expressar de múltiplas formas, como escrita, linguagem oral, corporal e musical, entre outras.
Nesse contexto, o objetivo deste estudo é explorar as diversas formas de desenvolvimento infantil
na Educação Infantil, utilizando a abordagem da Pedagogia da Escuta. Os resultados indicaram
que quando os educadores adotam essa metodologia, as crianças tendem a ser mais felizes e a se
desenvolverem melhor cognitivamente.

Publicado
2024-06-28