EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O TRABALHO COM AS MATRIZES AFRICANAS E INDÍGENAS

  • LENICE APARECIDA VIEIRA
Palavras-chave: Educação Física; Lei 10.639/2003; 11.645/2008; DCNs; Currículo da Cidade de SP.

Resumo

O presente artigo traz pela revisão bibliográfica, o alinhamento da prática das aulas de Educação
Física com a história e cultura Afro-brasileira e Indígena, para isto apresenta o embasamento teórico
fundamentado nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que altera o art. 26 A da Lei 9394/96 (LDB),
tornando obrigatório o estudo destas ricas culturas; as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) co-
locando no centro dos debates as questões raciais, democracia racial, políticas educacionais, justiça
e igualdade (BRASIL, 2013) e o Currículo da Cidade – Ensino Fundamental – Educação Física, cujo
foco é o desenvolvimento do cidadão crítico, responsável e solidário (SÃO PAULO, 2019). Cabe
então ao professor com todo o aporte teórico, atuar como mediador e facilitador nas relações do
cotidiano escolar e tornar as aulas de Educação Física um momento de reflexão, de desconstrução
de paradigmas, pautado nas práticas corporais educativas (MARANHÃO, 2009).

Publicado
2024-06-28