ESTUDOS DE HUMBOLDT NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS ECOLÓGICOS SOB UMA ANÁLISE HISTÓRICA
Resumo
O presente trabalho visa apresentar possibilidades estratégicas sobre a influência de Alexander Von
Humboldt no ensino de ciências, enquanto proposta biológica assim como aspectos cognitivos. O
objeto tem delimitação quanto a considerações sobre a teoria do processo ecológico. A hipótese
do presente instrumento tem a pretensão de evidenciar possíveis considerações quanto ao dire-
cionamento da teoria biológica voltada ao ensino de ciências. Desta forma, o objetivo do presente
instrumento é analisar a teoria voltada ao aspecto ecológico e interações de Humboldt na dinâmica
da vida sob uma perspectiva histórica. O presente projeto versará sobre 3 eixos temáticos previa-
mente determinados, ecologia, ensino de ciências e Humboldt, e os métodos empregados versaram
sobre a realização desta pesquisa com abordagem qualitativa. Observa-se que as descobertas e
sistematizações de Humboldt abordavam aspectos notáveis na interseção entre o racionalismo e
o empirismo, empregando diversas linguagens, como a matemática e a biologia. Inicialmente, ele
discorreu sobre esses temas para, posteriormente, explorar considerações sobre redes alimentares
e trocas de energia de maneira natural. Portanto, esse é um campo que pode ser investigado em
diversas perspectivas e gradualmente adaptado a propostas pedagógicas.