O USO DE ARTES VISUAIS COMO PRÁTICA DE ENSINO

  • JUSCILENE SOUZA DOS SANTOS
Palavras-chave: Arte; Crianças; Educação; Escola.

Resumo

Tudo que insere o mundo infantil se torna lúdico, e o lúdico trabalha com a arte, todas as crianças
são verdadeiros artistas em sua construção. É absolutamente importante o contato com a arte por
crianças e adolescentes. Primeiro, porque no processo de conhecimento da arte são envolvidos,
além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo
escolar. Existe a arte como expressão e a arte como cultura. A arte como expressão, como já dis-
se, é a capacidade de os indivíduos interpretarem suas ideias através das diferentes linguagens e
formas. A arte como cultura trabalha o conhecimento da história, dos artistas que contribuem para
a transformação da arte. É muito importante que o aluno tenha um leque de conhecimento acerca
do seu próprio país e do mundo. Não se conhece um país sem conhecer a sua história e a sua
arte. Além disso, as artes alargam a possibilidade de interculturalidade, ou seja, de trabalhar dife-
rentes códigos culturais. A escola deve trabalhar com diversos códigos, não só com o europeu e o
norte-americano branco, mas com o indígena, o africano e o asiático. Ao tomar contato com essas
diferenças, o aluno flexibiliza suas percepções visuais e quebra preconceitos.

Publicado
2024-07-31