CONTRIBUIÇÕES DE WATSON E CRICK NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS CRIAÇÃO DA VIDA SOB O PRISMA HISTÓRICO

  • SANDRA ADELINA DE MENDONÇA ALVES
Palavras-chave: Watson; Crick; Ácido Desoxirribonucleico; Criação da Vida; Genoma Humano.

Resumo

O presente trabalho visa apresentar possibilidades estratégicas sobre a influência de James Watson
e Francis Crick no ensino de ciências, enquanto proposta biológica assim como aspectos cognitivos.
O objeto tem delimitação quanto a considerações sobre a teoria do processo de criação da vida. A
hipótese do presente instrumento tem a pretensão de evidenciar possíveis considerações quanto
ao direcionamento da teoria biológica voltada ao ensino de ciências. Desta forma, o objetivo do
presente instrumento é analisar a teoria voltada ao aspecto químico-biológico de James Watson e
Francis Crick na criação da vida sob uma perspectiva histórica. O presente projeto versará sobre 3
eixos temáticos previamente determinados, Criação da Vida, ensino de ciências e Watson e Crick,
e os métodos empregados versaram sobre a realização desta pesquisa com abordagem qualitativa.
Sua descrição procedimental é bibliográfica (GIL, 2002). Pode-se perceber que os achados e siste-
matização de Watson e Crick versava sobre aspectos notáveis na fundamentação entre o racional
e empirismo, utilizando a linguagem matemática, em princípio, discorrendo, posteriormente, para
as considerações químicas-biológicas, acerca da modelagem. Portanto, é um terreno que pode ser
explorado em inúmeras vertentes, e que aos poucos pode se adaptar com proposta pedagógica
(modelagem em ciências, caminho metodológico, por exemplo).

Publicado
2024-07-31