OS BEBÊS E A MOTRICIDADE LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • FABIANE ELENISE DOS SANTOS PIEDADE
Palavras-chave: Motricidade livre; Autonomia; Posturas intermediárias; Desenvolvimento.

Resumo

Este artigo tem o levantamento bibliográfico como metodologia acerca da autonomia, movimento livre, posturas e desenvolvimento motor. Um olhar atento do adulto que se ocupa do bebê, sensível a suas aprendizagens, conquistas motoras e descobertas é se suma importância para um desenvolvimento ótimo e de qualidade. O conhecimento de si, do seu corpo, do entorno, dos objetos e do mundo que cerca o bebê só é possível se o adulto está presente e disponível para acompanhá-lo em todos os momentos, principalmente quando o bebê caminha para a descoberta das mudanças de posturas, posturas de movimento para deslocamentos no espaço em que está inserido. Isso somente é oportunizado se se tem como aliado um chão firme e estável além do bebê estar deitado de costas para seus membros superiores, inferiores estejam livres para se movimentar, a cabeça, tronco, quadril, perna e pés estejam acomodados e apoiados.

Publicado
2024-08-30