ANÁLISE DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINOAPRENDIZAGEM

  • HELENA XAVIER SOARES
Palavras-chave: Facebook; Redes Sociais; Práticas Pedagógicas; Ensino-Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das práticas pedagógicas desenvolvidas em diferentes áreas da educação e relatadas em dissertações, teses, monografias e artigos as quais utilizaram como recurso metodológico a rede social Facebook. Foi constatado que a maioria dos trabalhos não fez o levantamento prévio para saber se os alunos possuíam computador ou outro dispositivo de acesso à internet, assim como se tinham conta nesta rede social. Além disso, foi observada pouca preocupação em relação às regras de conduta e, também, nem todos os alunos menores de idade, elaboraram um termo de consentimento para ser encaminhado aos pais ou responsáveis. Em relação às ferramentas e aplicativos utilizados durante as práticas pedagógicas os resultados demonstram a falta de familiaridade dos professores acerca dos recursos disponibilizados por esta rede social, além de mostrar fragilidades no planejamento que podem comprometer resultados vinculados à motivação e participação dos alunos nos grupos de estudo. Portanto, estas análises contribuem para que se faça uma reflexão destas práticas pedagógicas na busca de um melhor planejamento ao utilizar as redes sociais como recurso metodológico.

Publicado
2024-08-30