USO DA FOTOGRAFIA E DO VIDEO NAS AULAS DE EDUCAÇAO FISICA ESCOLAR

  • LENICE APARECIDA VIEIRA
Palavras-chave: Educação Física; BNCC; Currículo da Cidade de SP; Fotografia.

Resumo

O presente artigo traz pela revisão bibliográfica, a importância do uso do celular (smartphone), especificamente o uso dos recursos da fotografia e do vídeo como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física com escopo na melhoria do desenvolvimento motor, da percepção do corpo no espaço, da evolução das habilidades, do movimento do outro e assim proporcionar reflexão sobre os benefícios que esta ferramenta proporciona além de ser um agente facilitador para o professor, pois este passa a ser mediador na ação-reflexão-ação dos movimentos, tornando um aliado na construção e reconstrução dos diferentes signos e símbolos da Educação Física. Para isto, novas habilidades e competências por parte do educador são necessárias, ou seja, se familiarizar com os recursos tecnológicos (FIEL, 2022) se apropriando dos conhecimentos e reproduzindo-os. Na BNCC entre as ações necessárias para assegurar a aprendizagem aos alunos, além de contextualizar os conteúdos, há necessidade de “selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos” (BRASIL, 2018, p.17). Também em consonância com o Currículo da Cidade de SP no foco da “contemporaneidade” uma das premissas na construção do currículo. Assim, o desafio do professor é propor educação integral de qualidade onde a teoria dialogue com a prática de forma a contribuir para a construção de competências.

Publicado
2024-08-30