A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • LETÍCIA PELISSARI SANTOS
Palavras-chave: Currículo da Educação Infantil; Inclusão; Musicalidade.

Resumo

Numerosos estudos sustentam que a música possui qualidades que promovem a inclusão social. Com isto referem-se a todos os tipos de inclusão religiosa, racial ou de classe social. Já focado
nas qualidades que a música tem para o desenvolvimento da competência intercultural, observa-se que, por meio do conhecimento de outras culturas, se a capacidade de pensar sobre o que seria ser como estar no lugar do outro, ou seja, a empatia, que só pode ser desenvolvida por meio da socialização. Nos últimos anos, a educação musical relacionou o conceito de música popular com o de competência intercultural, talvez devido à crença de que o conhecimento de diferentes tipos de música popular de todo o mundo proporcionará uma educação intercultural. A utilização da música popular no currículo da Educação Infantil tem sido um tema amplamente abordado por diversos autores. Neste ponto, é conveniente discutir a palavra musicalidade como uma das finalidades do processo de alfabetização musical na escola e sua aplicação nos seus diferentes contextos educativos musicais em nível local, nacional e internacional.

Publicado
2024-08-30