COMO A NEUROCIÊNCIA AUXILIA O ENTENDIMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • CLÓVIS DA SILVA LIMA
Palavras-chave: Autismo; Criança; Desenvolvimento.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar a parte cognitivo e comportamental de uma criança com desenvolvimento natural e outra com autismo, ambas com doze anos de idade. O método utilizado na pesquisa foi de caráter bibliográfico, na forma qualitativa, logo foram realizadas perguntas ao professor e a família, referente as crianças observadas. O objeto de estudo é avaliar uma criança com autismo severo e uma criança que foi adotada, apresentando dificuldades no aprendizado e no convívio com a família que o adotou. Utilizamos as teorias de Jean Piaget, Lev Vygotsky e Albert Bandura para compreender como funciona o aprendizado dessas crianças e o comportamento delas no seu meio, obtendo os resultados sobre esses dois casos. Com o presente estudo conclui-se que os familiares do Transtorno de Espectro Autista encontram dificuldades em encontrar instituições adaptadas para essas crianças, pois necessitam de profissionais capacitados para utilizar as dinâmicas lúdicas facilitando no aprendizado. Já a criança com desenvolvimento natural, os familiares não acham necessária a ajuda de um profissional, por deduzirem que a criança está mudando a fase (puberdade).

Publicado
2024-10-30