TEORIA EM PRÁTICA: É REALMENTE POSSÍVEL E NECESSÁRIO?

  • TALITA DE MELO LAHR
Palavras-chave: Projeto; Educação; Experiência; Teoria; Prática

Resumo

Cada projeto desenvolvido dentro do espaço escolar, com um propósito real de desenvolvimento
humano e bom resultado, deve ser trazido a luz para a reflexão de todos os estudantes e atuantes
da área da educação. Nesse artigo, um relato de experiência é descrito com profunda análise, no
intuito de exemplificar uma prática resultante de teorias articuladas e possíveis, desmistificando a
recorrente e provocativa fala “na teoria é muito bonito, quero ver acontecer na prática”, presente no
senso comum dentro das escolas, em momentos de estudo teórico coletivo, palestras formativas
ou de orientação da gestão pedagógica. Para tanto, um projeto desenvolvido com estudantes do
ensino fundamental I da rede pública da cidade de São Paulo será descrito, bem como algumas
práticas ocorridas na educação infantil, concomitante a referências bibliográficas relevantes para
a realização das propostas.

Publicado
2025-01-04