PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFICAZES NO MANEJO DO TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR NO AMBIENTE ESCOLAR

  • ELIZA NAMI IWAMOTO
Palavras-chave: Transtorno Opositivo Desafiador; Ensino-Aprendizagem; Práticas Pedagógicas; Inclusão Escolar; Formação Continuada.

Resumo

Este estudo tem como objetivo pesquisar os comprometimentos do Transtorno Opositivo Desafiador(TOD) no processo de ensino-aprendizagem e explorar as práticas educativas que podem ser eficazes na condução desse transtorno. O TOD, caracterizado por comportamentos desafiadores, como irritabilidade, resistência a normas e comportamentos antissociais, pode afetar significativamente o desempenho acadêmico e as interações sociais de crianças em idade escolar. O estudo busca identificar métodos e abordagens que auxiliem os professores a criarem um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e adaptado às necessidades dessas crianças, promovendo seu desenvolvimento social e acadêmico de forma saudável e participativa. Através da análise de estratégias pedagógicas e intervenções educacionais, espera-se fornecer subsídios para a construção de práticas educacionais que favoreçam a inclusão escolar.

Publicado
2025-04-30