PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS COM ÊNFASE EM PRÁTICA INCLUSIVAS

  • ROBERTA COVRE GASPARINI
Palavras-chave: Inclusão escolar; Educação especial; Gestão escolar; Planejamento pedagó- gico; Políticas públicas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o planejamento e a adoção de estratégias
pedagógicas com ênfase em práticas inclusivas, compreendendo o percurso histórico da educação
especial no Brasil e sua relação com o desenvolvimento de políticas públicas e legislações que
garantam os direitos das pessoas com deficiência. A partir de uma análise crítica, diferencia-se os
conceitos de integração e inclusão, destacando-se o avanço conceitual que exige da sociedade e
das instituições escolares adaptações que promovam a equidade e o acolhimento. O estudo tam-
bém evidencia o papel fundamental da gestão escolar como articuladora de ações pedagógicas,
administrativas e formativas que favoreçam a construção de um ambiente escolar inclusivo. Ressal-
ta-se ainda a importância do Projeto Político Pedagógico como instrumento norteador das práticas
escolares, devendo este refletir os princípios da educação inclusiva e promover a participação ativa
da comunidade escolar. Com base em legislações nacionais e documentos internacionais, o texto
reafirma o compromisso com os direitos humanos e a necessidade de um trabalho coletivo, contínuo
e estruturado para a efetivação de uma escola verdadeiramente inclusiva.

Publicado
2025-05-30