A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • ANDRÉ FRANSCISCO REVERT
Palavras-chave: Educação Física; Metodologia Educacional; LDB; Parâmetros Curriculares Nacionais; Prática Pedagógica; Paulo Freire; Aprendizagem Significativa; Formação Do Indivíduo.

Resumo

Este artigo discute a metodologia nas aulas de Educação Física. Aborda a origem desse componente curricular, sua função inicial e como a LDB e os Parâmetros Curriculares Nacionais promovem mudanças significativas. Embora ainda subvalorizadas, essas aulas contribuem para o desenvolvimento individual e despertam o interesse dos alunos por exercícios. A recreação, através de jogos, danças, lutas ou ginástica, é vista como benéfica para a saúde, desenvolvimento de habilidades e construção de caráter. Paulo Freire destaca a importância de educadores críticos e progressistas, enfatizando a relação entre teoria e prática, a práxis. O artigo reflete sobre como suas ideias podem aprimorar práticas pedagógicas e promover aprendizagem significativa nas aulas de Educação Física.

Publicado
2025-06-30