TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O PROCESSO EDUCACIONAL

  • ELIZA NAOMI IWAMOTO
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Educação Inclusiva; Estratégias Pedagógicas; Adaptações Curriculares; Ambiente Escolar.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explorar a relação entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e
o processo educacional, com ênfase na identificação de estratégias pedagógicas inclusivas e efi-
cazes. A pesquisa aborda as principais características do TEA, como ele se manifesta nas crianças
e as implicações que isso possui para o ensino. Além disso, busca-se entender como o ambiente
escolar pode ser modificado para proporcionar um atendimento mais adequado aos alunos com TEA,
considerando práticas implementáveis no contexto regular de ensino, bem como no atendimento
especializado. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e
análise de estudos de caso, para identificar as melhores práticas pedagógicas e recursos adaptativos
que promovem uma educação inclusiva e eficaz para crianças com TEA.

Publicado
2025-06-30