O BRINCAR NA APRENDIZAGEM DA PRIMEIRA INFÂNCIA

  • GISELE LOPES XAVIER
Palavras-chave: Lúdico; Ensino; Aprendizagem; Prática Docente.

Resumo

O presente estudo é de cunho bibliográfico e tem com título “O Brincar na Aprendizagem da Primeira
Infância” cujo objetivo é compreender como se concretiza o direito que a criança tem de concretizar
esse ato em seu processo de ensino-aprendizagem. Foi utilizada uma abordagem qualitativa com
autores e pesquisadores que dialogam com a temática proposta. O brincar, o jogo ou mesmo a
brincadeira se constitui uma características primordiais em que a criança experiencia de forma que
contribui para seu aprendizado e para as descobertas que faz. O brincar possibilita o desenvolvi-
mento global da criança com indivíduo proporcionando as habilidades sociais, cognitivas e físicas. O
ato do brincar encanta, seduz, surpreende, ensina, desafia e contribui para a resolução de conflitos
que são mediados pelo profissional da educação em sua prática docente para que a criança faça
as descobertas em seu aprendizado de forma lúdica.

Publicado
2025-06-30