A INTERDISCIPLINARIDADE NA AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
Resumo
Este artigo busca promover reflexões sobre as práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física, destacando a importância dos jogos e brincadeiras nos primeiros anos do ensino fundamental e como essas atividades podem melhorar o ensino e a aprendizagem. O Ministério da Educação (MEC) propõe garantir um ensino de qualidade e oportunidades de aprendizagem com a implantação do ensino fundamental de nove anos. Assegurar que as crianças de seis anos que ingressam no ensino fundamental tenham uma aprendizagem não massificadora é o grande desafio desde a implementação dessa modalidade de ensino. Este novo desafio é objeto de reflexão em todas as áreas do ensino, pois a antecipação da idade de ingresso no Ensino Fundamental traz diferenças no aprendizado que devem ser consideradas metodologicamente, com o currículo como norteador dessa mudança. É essencial destacar que, entre seis e sete anos, a criança precisa de uma maneira mais lúdica para aprender. Portanto, o ensino-aprendizagem deve estar direcionado a essa fase do desenvolvimento infantil, e o brincar deve estar presente. Assim, os professores de Educação Física devem estar atentos às mudanças. Este artigo apresenta sugestões para que a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental seja mediada pelo professor de Educação Física.