FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA E TRANSFORMADORA

  • ANDRÉIA BARBOSA SANTOS
Palavras-chave: Formação Continuada; Prática Docente; Desenvolvimento Profissional; Escola Democrática; Inovação Pedagógica.

Resumo

Este artigo discute a importância da formação continuada como elemento fundamental para o fortalecimento da prática docente e a construção de uma educação reflexiva, crítica e transformadora. Considerando os desafios contemporâneos da escola brasileira, como as rápidas transformações sociais, a diversidade em sala de aula e as exigências de inovação pedagógica, defende-se a formação permanente como um processo contínuo e colaborativo. A partir de uma revisão teórica com base em autores brasileiros dos últimos cinco anos, são apresentados caminhos formativos que valorizam a articulação entre teoria e prática, o protagonismo docente, as comunidades de aprendizagem e o uso crítico das tecnologias educacionais. Conclui-se que a formação continuada,quando inserida em uma perspectiva democrática e contextualizada, contribui significativamente para a autonomia docente, a melhoria da qualidade do ensino e o fortalecimento da escola comoespaço de transformação social.

Publicado
2025-07-30