ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DE ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Resumo
Este artigo aborda o processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA),destacando os desafios e as estratégias eficazes para promover uma aprendizagem significativa. O TEA é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos, o que impacta diretamente no processo educacional. A alfabetização dessas crianças requer abordagens personalizadas, uso de recursos visuais, metodologias estruturadas e apoio de tecnologias assistivas. O papel do professor como mediador e o envolvimento da família são fundamentais para o sucesso da aprendizagem. Além disso, o texto discute a importância das políticas públicas inclusivas e apresenta experiências positivas que comprovam a possibilidade de avanço significativo na alfabetização de alunos com TEA quando há preparo, sensibilidade e recursos adequados. O artigo conclui que, com práticas pedagógicas adaptadas e um olhar inclusivo, é possível garantir o direito à educação de qualidade para essas crianças.