REFLEXÕES A RESPEITO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESTRUTURADA
Resumo
Este artigo tem como objetivo explorar reflexões sobre a educação singular, a instrução abrangente e as diversas restrições. A estrutura educacional combinada surge como uma opção inovadora em contraposição à tradicional e exclusivamente acadêmica, caracterizando-se por sua abertura e acolhimento sem discriminações de gênero, idade, origem socioeconômica, situação financeira, grupo étnico, evitando a segregação dos alunos com necessidades especiais de aprendizagem nas salas regulares, os quais frequentemente eram marginalizados ou excluídos das instituições convencionais. O objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso é examinar, primeiramente, as políticas educacionais dos governos anteriores em relação à educação específica e sua transição - progresso em direção à escola inclusiva e a forma como a educação integrativa e a escola abrangente têm sido moldadas em nosso país. Em um segundo momento, pretendemos destacar a mudança na política educacional em direção à antiga ideia de instrução especial em detrimento dos grupos excluídos e da camada social mais vulnerável, apesar das declarações governamentais sobre integração econômica, política, social, cultural e educacional. Para concluir, sugerimos, em um terceiro ponto, uma nova abordagem para a escola abrangente.