MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • KAREN SILVA SILVA
  • MIRELA RODRIGUES CAMILO
  • VITÓRIA RECALDE DO NASCIMENTO
Palavras-chave: Alimentação escolar; Educação infantil; Hábitos alimentares; Desenvolvimento infantil; Práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os momentos da alimentação na educação infantil como espaços privilegiados de cuidado, aprendizado e socialização. A alimentação na escola vai além da oferta de nutrientes e refeições, configurando-se como uma prática pedagógica que contribui para o desenvolvimento integral da criança. A partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, são discutidos os aspectos nutricionais, afetivos e sociais envolvidos nas refeições escolares, bem como o papel dos educadores e demais profissionais na formação de hábitos alimentares saudáveis. Também são abordadas as diretrizes das políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e sua importância para garantir o direito à alimentação adequada desde a primeira infância. Os resultados apontam que a alimentação na educação infantil deve ser compreendida como parte do currículo escolar e como uma oportunidade de promover valores, autonomia e vínculos afetivos. Conclui-se que é fundamental investir na formação dos profissionais da educação e na construção de práticas alimentares respeitosas, acolhedoras e educativas.

Publicado
2025-09-30