CULTURA BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • GISELE BATISTA MAGRE DE OLIVEIRA
Palavras-chave: Identidade; Diversidade; Vivência.

Resumo

A cultura brasileira na Educação Infantil é um elemento essencial para a formação integral das
crianças, pois permite que elas vivenciem e compreendam a diversidade que compõe o país desde
os primeiros anos de vida. Ao incorporar manifestações culturais como músicas, danças, festas
populares, histórias do folclore e tradições regionais, o ambiente escolar se transforma em um
espaço de descoberta, pertencimento e construção de identidade. Essa abordagem valoriza as
raízes indígenas, africanas, europeias e outras que formam o mosaico cultural brasileiro, promo-
vendo o respeito às diferenças e o reconhecimento da riqueza que existe na pluralidade. Por meio
do brincar, da arte e da oralidade, as crianças desenvolvem não apenas habilidades cognitivas e
sociais, mas também uma consciência cultural que as conecta ao seu território e às suas origens.
A cultura, portanto, não é apenas conteúdo, é vivência, expressão e afeto, sendo fundamental para
que a Educação Infantil cumpra seu papel de acolher, educar e formar cidadãos sensíveis, críticos
e conscientes de seu lugar no mundo.

Publicado
2025-10-30