TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA REDE PÚBLICA BRASILEIRA: DA SUSPEITA À INCLUSÃO ESCOLAR E O ROTEIRO DE ACESSO A SERVIÇOS INTERSETORIAIS
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que desafia fa-
mílias, sistemas de saúde, educação e assistência social. Historicamente, passou de interpretações
médicas restritivas a uma concepção mais ampla, fundamentada em direitos humanos e inclusão
escolar. No Brasil, especialmente nas escolas públicas do Estado de São Paulo, os avanços legais
– como a Lei Brasileira de Inclusão e a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com
TEA – contrastam com barreiras estruturais, formativas e de engajamento familiar. Este artigo revisita
a evolução histórica do TEA, analisa os impactos nas políticas e práticas educacionais brasileiras e
discute os obstáculos enfrentados pelas famílias de baixa renda na adesão às terapias e no apoio
à escolarização. Propõe ainda reflexões críticas e apresenta um roteiro prático para orientar famí-
lias e escolas sobre os recursos disponíveis na rede pública. Ao provocar gestores, professores e
familiares, busca fomentar maior corresponsabilidade social e intersetorial, visando transformar o
direito à inclusão em realidade cotidiana.