AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPRESSÃO, DESENVOLVIMENTO E CULTURA

  • MARIA HERMÍNIA TELES PEREIRA
Palavras-chave: Artes; Imagens; Educação Infantil; Lúdico; Cultura.

Resumo

Neste artigo foi desenvolvido um estudo aprofundado sobre estas indagações, buscando assim,
encontrar resposta que possam auxiliar o professor no ensino da arte para esse público tão pequeno
e com uma gigantesca capacidade de aprender, produzir e transformar objetos dando forma ao ima-
ginário. Cada vez mais, o público infantil se interessa pelos filmes e desenhos de animação, pelas
suas historinhas contadas, qualidade de áudio perfeita, transmissões de imagens bem definidas e
coloridas que atraem as crianças para esse universo da imaginação. Possibilitando cada vez mais
professores inserir filmes no processo de aprendizagem das crianças, apresentando para elas uma
fonte de cultura como uma ferramenta de aprendizagem, estimulando o gosto pelo cinema desde os
primeiros anos de idade. A linguagem do cinema e a animação são muito importantes na educação
por despertar muitos conhecimentos de forma lúdica e interativa. Foi possível também perceber
que o professor deve estar em constante busca por novas formas de aprendizagem para que assim
possa levar novas formas de ensino e aprendizagem para a sala de aula, aprofundar seus conhe-
cimentos sobre Artes na Educação Infantil é de grande relevância para o desenvolvimento integral
da criança na primeira infância.

Publicado
2025-10-30