A LEITURA COMO CONSTRUTORA DE SENTIDOS

  • MARIA MADALENA PEDROSA RAMALHO
Palavras-chave: Concepções; Leitura; Mediação

Resumo

Entender as concepções por trás das práticas e das escolhas que são realizadas cotidianamente é
um passo essencial no trabalho de mediação de leitura realizado com bebês e crianças, pois aquilo
que pensamos sobre cada um desses elementos é o que nos leva por um ou por outro caminho.
A ideia de leitura, considerada por muito tempo apenas como uma atividade mecânica de decodi-
ficação na qual se extrai os sentidos que estão prontos e dados no próprio texto não faz sentido
quando se pensa num trabalho de mediação com bebês e crianças, pois na mediação os sentidos
construídos são múltiplos e estão diretamente relacionados com o repertório de cada indivíduo
participante e do grupo no qual a mediação é proposta. Por outro lado, na concepção de leitura que
embasa esse curso, não se lê apenas palavras, mas também lemos o mundo e a leitura de mundo
precede a leitura da palavra.

Publicado
2025-10-30