O PAPEL DA ESCOLA NA INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

  • MARLI PROCÓPIO DE LIMA
Palavras-chave: Inclusão; Exterminio; Educação Especial; Deficientes.

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de demonstrar o papel que as escolas têm na inclusão da
pessoa com deficiência. Ao longo dos séculos os portadores de necessidades especiais eram ex-
terminados e excluídos do convívio de seus familiares e internados em manicômios, onde sofriam
em meio a outros doentes. A literatura apresentada demonstrará o retrato cruel e desumano a que
estas pessoas eram submetidas. A partir da Idade Moderna e por meio do Cristianismo este retrato
ganha um novo contorno. Entretanto a exclusão continua por muitos anos. Somente, a partir dos
anos 90 é que o Brasil se dedica a uma política inclusiva com o surgimento de diversos documentos
legais para garantir a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. Por meio das legislações
vigentes vamos evidenciar nesta pesquisa o distanciamento que existe entre o marco regulatório
e sua efetiva aplicabilidade em todo o território nacional. Também comentaremos sobre algumas
mudanças propostas pelo governador do Estado de São Paulo em relação às escolas públicas, cuja
visão do administrador demonstra desconhecer completamente a Constituição Federal brasileira e
as legislações atuais que garantem o direito a uma educação inclusiva e de qualidade.

Publicado
2025-10-30