JOGOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o uso de jogos como ferramenta pedagógica no en-
sino da matemática, destacando sua relevância para a promoção da aprendizagem significativa e
o desenvolvimento do raciocínio lógico. Fundamentado em uma revisão bibliográfica de autores
como Piaget (1975), Vygotsky (2007), Kishimoto (2011), Huizinga (1999), Grando (2004) e Smole
et al. (2007), este estudo discute o papel da ludicidade na educação e o potencial dos jogos para
tornar o ensino mais dinâmico e atrativo. O texto também aborda o papel mediador do professor,
os desafios enfrentados na implementação dessas práticas e apresenta exemplos de experiências
exitosas com jogos matemáticos na educação básica. Os resultados apontam que a utilização de
jogos contribui para a melhoria da aprendizagem, desde que planejada e intencional, articulando o
prazer do brincar com a construção de conhecimento.