GAMIFICAÇÃO NO ENSINO: COMO TRANSFORMAR A SALA DE AULA EM UM AMBIENTE DE APRENDIZADO MAIS ENGAJADOR

  • GISELE BATISTA MAGRE DE OLIVEIRA
Palavras-chave: Gamificação; Ensino; Motivação; Aprendizagem; Tecnologia.

Resumo

A gamificação no ensino tem se destacado como estratégia pedagógica capaz de tornar a sala de aula mais engajadora, motivadora e interativa. Ao incorporar elementos de jogos, como desafios, recompensas, feedbacks e progressão de níveis, promove-se a participação ativa dos alunos, o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, e a aprendizagem significativa.O artigo aborda a fundamentação teórica da gamificação, os elementos aplicáveis à sala de aula, os benefícios, os desafios, o papel do professor, experiências práticas e perspectivas futuras. Observa-se que, embora existam obstáculos como resistência docente e limitações tecnológicas, a aplicação planejada da gamificação potencializa a motivação intrínseca e extrínseca, favorece a colaboração e contribui para a construção de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e inclusivos. Conclui-se que a gamificação constitui um recurso pedagógico promissor para a educação contemporânea, capaz de integrar inovação, criatividade e objetivos pedagógicos de forma eficaz.

Publicado
2025-11-28