YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL

  • KÁTIA FAUSTINA DE PAULA
Palavras-chave: Youtube; Nativos Digitais; Letramento Midiático; Educação Digital; Cultura Audiovisual; Pensamento Crítico.

Resumo

Este trabalho investiga o papel do YouTube e das mídias digitais na formação do aluno contemporâneo, com foco na importância do letramento midiático como ferramenta para o aprimoramento da criticidade. A partir de uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, são analisados três eixos principais: o histórico do YouTube e sua consolidação como uma imensa plataforma de compartilhamento de vídeos; o perfil dos nativos digitais e suas interações com conteúdos audiovisuais; e o conceito de letramento midiático como prática educativa essencial frente aos desafios da sociedade digital. O estudo evidencia que os alunos atuais, imersos em ambientes digitais desde a infância, apresentam novas formas de aprender e comunicar, exigindo da escola uma adaptação metodológica e pedagógica. O uso consciente de plataformas como o YouTube pode potencializara aprendizagem, desde que orientado por princípios críticos e éticos. O letramento midiático, nes- se contexto, emerge como ferramenta indispensável para formar cidadãos capazes de interpretar, avaliar e produzir conteúdos digitais com responsabilidade. Conclui-se que a integração crítica das mídias no ambiente escolar contribui para uma educação mais significativa, conectada à realidade dos estudantes e empenhada com a constituição de pessoas autônomos e reflexivos.

Publicado
2025-11-28