A MATEMÁTICA E OS JOGOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Resumo
O jogo é uma atividade natural na evolução dos processos psicológicos básicos, além de ser um
objeto sociocultural em que a matemática está diretamente envolvida. Quando uma criança brinca,
demonstra prazer em aprender e tem oportunidade de lidar com suas pulsões em busca da satisfação
de seus desejos. Ao vencer as frustrações aprende a agir estrategicamente diante das forças
que operam no ambiente e reafirma sua capacidade de enfrentar os desafios com segurança e
confiança. A aplicação dos jogos em sala de aula surge nesse contexto, como uma oportunidade
de socialização entre os alunos, busca a cooperação mútua e participação da equipe na busca incessante
de elucidar o problema proposto pelo professor. Por meio dos jogos, temos a possibilidade
de abrir espaço para a presença do lúdico na escola, não só como sinônimo de recreação e entretenimento,
mas utilizando os jogos como fonte de recursos valiosos na exploração e experimentação
de diferentes situações lúdicas que desenvolvam a criatividade, a iniciativa e a intuição, enfim, o
prazer, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa. Ensinar matemática é
desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade
de resolver problemas, elementos intrínsecos ao jogo e que o tornam grande aliado do professor
nesse processo de estimulador e incentivador de experiências significativas.