AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: O LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO INFANTIL

  • LUCIANA BRASIL SOUZA
Palavras-chave: Tecnologias Digitais, Educação, Letramento Digital

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre letramento digital e a importância do
uso das tecnologias de informação e comunicação na educação infantil, considerando que o seu
surgimento provocou mudanças em todas os campos das atividades humanas. O modelo adotado
foi a pesquisa bibliográfica exploratória realizada a partir de trabalhos já publicados em periódicos
e anais de eventos científicos em bases de dados consistentes e confiáveis na internet. O uso das
tecnologias digitais otimiza o nível de conhecimento dos educandos, desenvolve e estimula o raciocínio
lógico, a interação e a sociabilidade, representando assim um recurso inovador, pois rompe
com os paradigmas tradicionais das aulas, despertando o interesse e colaborando para que a criança
construa conceitos que poderão auxiliá-la no processo de ensino-aprendizagem das diversas áreas
do conhecimento. A análise comparativa dos trabalhos permitiu a constatação de que, no contexto
contemporâneo, é imprescindível combater a exclusão digital ou o analfabetismo digital, a fim de que
se possa formar alunos protagonistas e críticos do seu contexto. O estudo permitiu concluir também
que o acesso à essa tecnologia favorece o letramento digital e outras aprendizagens, possibilitando
a construção de novos saberes e o desenvolvimento de habilidades específicas. Verificou-se também
que os docentes precisam se atualizar e repensar suas práticas, refletindo sobre o seu papel
na formação de adultos capazes de modificar sua realidade.

Publicado
2023-05-05