UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS A PARTIR DAS HIPÓTESES DE ESCRITA

  • ANNA CAROLINA PALESI JORGE
Palavras-chave: Alfabetização, Docência, Hipóteses de Escrita, Ludicidade

Resumo

As mudanças no Ensino Fundamental, intensificadas a partir da institucionalização do Ensino Fundamental de nove anos (Emenda Constitucional n.59/2009) oportunizaram um rico debate sobre as práticas no processo de aquisição e de transição das hipóteses de escrita e vem promovendo mudanças significativas nos currículos para os ciclos iniciais incluindo o lúdico e práticas significativas para crianças pequenas, considerando seus contextos sociais, culturais e históricos. O objetivo é apresentar possibilidades de trabalho com o lúdico nas atividades de transição das hipóteses de escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. No presente estudo de revisão de literatura é apresentado de forma breve a reflexão sobre as contribuições de Ferreiro e Teberosky (1985), Piaget, Vygotsky que oportunizaram olhar para o momento de aquisição da escrita permitindo perceber o papel de protagonista da criança em seu processo de imersão ao mundo letrado. Os resultados apontam as hipóteses de escrita propostas nos estudos de Ferreiro e Teberosky e reflexão sobre a importância da prática lúdica, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por garantir uma prática significativa na qual a criança se apropria da leitura e da escrita de forma contextualizada e assim possa avançar nas hipóteses de escrita.

Publicado
2023-05-06