O USO DO ALFABETO MÓVEL ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

  • IZABEL CHRISTINA FUNICELLI DA SILVA
Palavras-chave: Alfabeto móvel, Educação Fundamental, Alfabetização

Resumo

Os jogos e brincadeiras no cotidiano escolar de sala de aula em turmas de alfabetização possibilitam uma aprendizagem de forma criativa, imaginária e sociável, promovendo o desenvolvimento das habilidades leitoras e escritoras. Por meio desse artigo científico, pretendo mostrar que o uso do alfabeto móvel através de jogos e brincadeiras facilita o trabalho das dificuldades apresentadas pelas crianças no processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma forma lúdica e prazerosa. As atividades lúdicas são mais que um passa tempo, elas são meios indispensáveis para promover a aprendizagem. É por meio delas que conseguimos desenvolver e estimular
as crianças, em diversas situações educacionais, bem como analisar e avaliar as aprendizagens específicas, competências e potencialidades, além de trabalhar as dificuldades de aprendizagem.

Publicado
2023-05-06