A RELEVÂNCIA DE TRABALHAR QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • MONALISA GOMES DE SOUSA
Palavras-chave: Educação Infantil, Étnico-racial, Legislação

Resumo

O presente artigo teve por objetivo realizar levantamento bibliográfico a respeito das questões étnico- raciais presentes na Educação Infantil, a partir da legislação que instituiu a obrigatoriedade do ensino das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas nas escolas, bem como práticas pedagógicas voltadas para a Educação Infantil, baseada em pesquisa de caráter qualitativo, tendo como aporte teórico, pesquisadores da área da Educação e Políticas Públicas pertinentes ao tema. O presente trabalho também destaca o trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SME) relacionada às práticas da Prefeitura Municipal de Ensino de São Paulo, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Para a realização desta pesquisa foi escolhida metodologia qualitativa, pois, este tipo de estudo apresenta caráter conclusivo, quantificando determinado problema, como as experiências enriquecedoras que essas culturas trazem para o desenvolvimento de atividades relacionadas à musicalização, a cultura, a sonoridade, as brincadeiras, entre outras questões compreendendo o respeito, a diversidade e a inclusão ao mesmo tempo. Assim, foi analisada a legislação pertinente ao tema, artigos, trechos de livros, páginas da internet, incluindo as próprias observações realizadas no dia a dia de uma escola de Educação Infantil a fim de gerar reflexões e discussões a respeito do tema em questão, contribuindo para uma melhor compreensão sobre as possibilidades de desenvolver diferentes competências durante a inclusão de diferentes culturas na Educação Infantil.

Publicado
2023-05-06