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Gestão & Educação (Julho/2022)
v. 5 n. 05 (2022)A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por meio da tecnologia assistiva, como programas que ajudam na comunicação, a inclusão ganha eficiência e ajuda a explorar todo o potencial dos alunos, tendo em vista que permite que todos acessem os mesmos recursos e, portanto, participem das aulas de forma igualitária. A tecnologia pode proporcionar às pessoas com as mais variadas deficiências, maior independência e aquisição de competências que as tornem aptas a adquirir conhecimento como os demais alunos, fazendo necessário buscar constante inovação nesse aspecto educacional, podendo diminuir a exclusão. No contexto escolar pode-se citar como recursos tecnológicos o computador, a internet, a televisão, o rádio, reprodutores de vídeo, materiais impressos e as tecnologias convencionais que não são novas, como retroprojetores e outros, que ainda podem ter utilidade pedagógica na escola. A inovação para inclusão social mostra como a tecnologia tem uma missão que vai além de entretenimento e trabalho. Ela serve para romper barreiras e dar mais bem-estar e dignidade a todos, transformando a sociedade para melhor. A importância da tecnologia é a chave da renovação contínua em nosso modo de viver. Por meio dela alcançamos patamares nunca imaginados e progredimos de maneira espantosa marcando a nossa história. Sem os avanços tecnológicos, nosso modo de vida não seria tão complexo.
Eliana Duarte de Souza
Pós - Graduada em Secretariado e Assessoria Executiva - Uninter
Centro Universitário -
Gestão & Educação (Novembro/2023)
v. 6 n. 11 (2023)CONSCIÊNCIA NEGRA
A Consciência Negra é uma celebração e movimento que surgiu para promover a conscientização sobre a história, cultura e contribuições dos afrodescendentes, bem como para combater o racismo e a discriminação racial. Ela é celebrada em diversos países, com datas variadas, mas é especialmente importante no Brasil, onde o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo brasileiro. A Consciência Negra visa destacar a importância da preservação da cultura africana e afrodescendente, além de reconhecer a luta histórica pela igualdade de direitos e combate ao racismo estrutural. Durante a celebração, acontecem eventos culturais, debates, palestras e manifestações artísticas que promovem a reflexão sobre a questão racial e estimulam a solidariedade e a inclusão de afrodescendentes na sociedade. No Brasil, a Consciência Negra é também uma oportunidade para reforçar a importância da promoção da igualdade racial, do respeito à diversidade e da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual todas as pessoas, independentemente de sua origem étnica, tenham igualdade de oportunidades e tratamento.
Profª Dra. Adriana Alves FariasEditora Chefe - Revista GESTÃO & EDUCAÇÃO
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Gestão & Educação (Março/2025)
v. 8 n. 03 (2025)GESTÃO EDUCACIONAL E INOVAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
No cenário dinâmico da educação contemporânea, a gestão educacional desempenha um papel central na promoção de práticas inovadoras e na construção de ambientes de aprendizagem mais inclusivos e eficazes. A edição de março da Revista Gestão & Educação reafirma seu compromisso com a disseminação do conhecimento científico ao trazer reflexões e pesquisas que contribuem para o avanço das políticas e práticas educacionais. Nesta edição, destacamos estudos que abordam temas essenciais para a melhoria da educação, desde a formação docente até o uso de tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas. Os desafios enfrentados por gestores escolares, a importância da liderança educacional e a necessidade de adaptação a novas metodologias de ensino são alguns dos tópicos explorados pelos pesquisadores cujos artigos compõem esta publicação. Além disso, refletimos sobre as mudanças no
cenário educacional global, considerando o impacto das transformações sociais e tecnológicas no ensino e na aprendizagem. A inovação pedagógica e a gestão estratégica das instituições educacionais são aspectos cada vez mais relevantes para garantir a qualidade do ensino e a formação integral dos estudantes. Convidamos nossos leitores a explorar os artigos desta edição, que oferecem contribuições valiosas para pesquisadores, gestores, professores e demais profissionais da área da educação. Esperamos que as discussões aqui apresentadas inspirem novas práticas e fomentem um diálogo contínuo sobre o futuro da educação.
Boa leitura!
Profª Dra. Adriana Alves Farias
Editora Chefe - Revista GESTÃO & EDUCAÇÃO -
Gestão & Educação (Fevereiro/2023)
v. 6 n. 02 (2023)LITERATURA INFANTIL
Em casa ou na escola, os livros de histórias infantis, despertam a imaginação dos pequeninos e servem como uma porta de entrada para o autoconhecimento. Especialmente na primeira infância, período que vai desde o nascimento até os seis anos de idade. Tudo aquilo que os pequenos têm acesso e convivem, tornam-se referências na construção de suas teorias de mundo, suas ideias de família, de sociedade, de relações e de si mesmos. Dessa forma, se uma criança sempre consome livros ou programas em que um padrão (de comportamento ou de imagem) se repete, aquela mensagem será captada como uma verdade para ela. Sensibilizar as crianças para o respeito às diferenças é necessário. Fortalecer a autoestima por meio de uma reflexão de que há espaço para todos serem os protagonistas de uma história é romper as barreiras do preconceito que perpetua as desigualdades. A literatura infantil é uma excelente aliada, já que muitos autores têm se dedicado a falar, de forma lúdica, sobre racismo, representatividade e ancestralidade negra. A literatura, de uma forma geral, auxilia na compreensão do mundo e das relações humanas através da exposição dos contextos sociais existentes. Ou seja, por meio do texto literário, o indivíduo pode ter contato com a realidade que o cerca e assim, ser capaz de elaborar e reelaborar melhor suas questões a respeito de si, do outro, do mundo e da vida.
Profa. Dra. Adriana Alves Farias
Editora-chefe -
Gestão & Educação (Junho/2024)
v. 7 n. 06 (2024)HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO
As habilidades socioemocionais na educação referem-se ao desenvolvimento de competências que vão além do conhecimento acadêmico tradicional, englobando aspectos como autoconsciência, autocontrole, empatia, habilidades de relacionamento e tomada de decisões responsáveis. Estas habilidades são fundamentais para o bem-estar dos estudantes e para seu sucesso tanto na vida pessoal quanto profissional. A inclusão dessas competências no currículo escolar tem ganhado destaque, reconhecendo-se que alunos emocionalmente saudáveis e socialmente competentes são mais capazes de enfrentar desafios, trabalhar em equipe e se adaptar a mudanças. Programas e iniciativas voltados para o ensino de habilidades socioemocionais buscam criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e positivo, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes. A educação socioemocional também contribui para a redução de comportamentos negativos, como bullying e violência, ao incentivar a empatia e o respeito entre os alunos. Além disso, prepara os jovens para um mercado de trabalho que valoriza cada vez mais habilidades como comunicação eficaz, resolução de conflitos e liderança colaborativa. Assim, o foco nas habilidades socioemocionais representa uma abordagem holística da educação, que visa preparar os estudantes para serem indivíduos equilibrados, resilientes e socialmente conscientes.
Profª Dra. Adriana Alves Farias
Editora Chefe - Revista GESTÃO & EDUCAÇÃO -
Edição outubro 2025
v. 8 n. 10 (2025)A FORMAÇÃO DOCENTE COMO PILAR DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
A Revista Gestão & Educação, comprometida com a divulgação científica e o fortalecimento das práticas
educacionais, dedica esta edição de outubro ao tema “A formação docente como pilar da qualidade na educação”. Celebrar o Dia do Professor é reconhecer que a valorização da educação começa pela valorização de quem ensina. A formação docente, inicial e continuada, é essencial para que o educador desenvolva competências, inove e responda aos desafios de um mundo em constante mudança. Os artigos apresentados nesta edição destacam experiências, pesquisas e reflexões sobre o desenvolvimento profissional e o papel do gestor educacional no incentivo à aprendizagem e à formação de qualidade. Com esta publicação, a Revista Gestão & Educação reafirma seu compromisso em promover o diálogo entre teoria e prática, fortalecendo o entendimento de que investir na formação do professor é investir no futuro da educação.Boa leitura!
Profª Dra. Adriana Alves Farias
Editora Chefe - Revista GESTÃO & EDUCAÇÃO -
Gestão & Educação (Dezembro/2019)
v. 1 n. 1 (2019)Olá amigos!
É com enorme prazer que a FACON, agora FACONNET, lança a sua revista acadêmica e multidisciplinar Gestão & Educação. Numa sociedade cada vez mais plural, com profusão de informações e debates amplos em todos os segmentos e áreas do conhecimento, a busca de referenciais que possam nortear nossas escolhas é fundamental para direcionar as nossas carreiras. Nesse sentido, organizamos em nossa primeira edição, temáticas relevantes no cenário acadêmico e profissional de forma a prestigiar o conhecimento e a evolução tecnológica. Iniciamos com a análise da EAD como instrumento de difusão de conhecimento e seu paradigma entre a educação a distância e o paradoxo da informação. Estar inserido em um mundo cada vez mais interconectado significa convergir áreas, que, em princípio, estariam distanciadas pelas suas especificidades, mas que podem se conectar pela motivação e relação entre as carreiras do mercado produtivo e a pedagogia moderna. Daí encontramos os artigos que versam sobre coaching e formação empresarial, que dão ao leitor um prisma diferenciado no campo de atuação do pedagogo. Uma dicotomia importante que podemos ver nos dias atuais é a de que quanto mais nos constituímos polivalentes e nos conectamos, mais parece que perdemos as nossas referências e isso, é amplamente tratado nos artigos que falam sobre motivação, carreira e pedagogia sistêmica. Claro que não deixamos de lado assuntos correlatos à formação do pedagogo, no campo da gestão e currículo, assuntos estes retratados no papel que o Coordenador Pedagógico precisa ajustar para os próximos anos e do paradigma da proteção integral e do tempo integral, que transformaram a discussão sobre a ampliação de jornada escolar um assunto que envolve a contradição entre os processos formativos na escolarização e a escola guardiã das vulnerabilidades e contenção das violências sociais.Técnico, mas não burocratizado, o artigo que fala em intertextualidade nos apresenta reflexões importantes para nossa prática docente, nos permitindo explorar outras formas de apreensão, aquisição de conceitos e consolidação de competências. Não há quem não se emocione ao ler o artigo sobre o projeto despertar, onde além de brincarem com as emoções, os autores lidam com o que há de mais belo e sensível em nossas crianças. Ao final, como desfecho de nossa primeira edição, uma pequena, mas importante apresentação conceitual sobre Libras e sua indispensável participação no debate curricular sobre a educação especial nos sistemas de ensino. Convidamos você, nosso amigo, a partilhar das publicações aqui disponibilizadas, via profissionais e pesquisadores sedentos por explorar, com comprometimento e responsabilidade, o maravilhoso universo da ciência; da tecnologia e, da educação. Mesmo em uma sociedade plural, e por vezes injusta, todos somos capazes de transformar o futuro se começarmos a moldar agora, o nosso presente.
Um abraço a todos
Ailton Alves Pereira Junior
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Gestão & Educação (Maio/2022)
v. 5 n. 03 (2022)POR QUE É IMPORTANTE LER?
A maioria das vezes não valorizamos a importância do hábito da leitura na nossa formação. A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico. Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior a competência (habilidade) na escrita. Com o objetivo de propor “novas leituras” a REVISTA GESTÃO & EDUCAÇÃO apresenta mais uma edição com as pesquisas realizadas pelos nossos autores.
Tenha uma boa leitura!Adriana Alves Farias
Editora-chefe da Revista Territórios
Profa. Doutora em Língua Portuguesa– PUC-SP -
Gestão & Educação (Setembro/2023)
v. 6 n. 09 (2023)FORMAÇÃO ADEQUADA DOS PROFESSORES PARA LIDAR COM AS DIFERENÇAS E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
A formação adequada dos professores para lidar com as diferenças e necessidades educacionais especiais é um tema de extrema importância no campo da educação inclusiva. É essencial que os educadores estejam preparados para atender a diversidade de alunos em sala de aula, garantindo uma educação de qualidade e igualdade de oportunidades para todos. A primeira etapa para uma formação adequada é o conhecimento teórico acerca das diferentes deficiências e necessidades educacionais especiais que podem ser encontradas na sala de aula. Os professores devem saber identificar e compreender as características e demandas específicas de cada aluno, como autismo, deficiência visual, auditiva, física, entre outras. Isso inclui saber como adaptar o currículo e a metodologia de ensino para atender às necessidades individuais de cada estudante. Além do conhecimento teórico, é fundamental que os professores também sejam capacitados em estratégias pedagógicas inclusivas. Eles devem ser capazes de promover a participação e o engajamento de todos os alunos, independentemente de suas diferenças e necessidades. Outro aspecto importante da formação dos professores é o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Os educadores precisam estar preparados para lidar com as emoções e comportamentos dos alunos, criando um ambiente acolhedor e seguro. Em suma, para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos, é indispensável uma formação adequada dos professores. Dessa forma, eles estarão preparados para lidar com as diferenças e necessidades educacionais especiais, promovendo uma educação justa e equitativa para todos os estudantes.
Profa. Dra. Adriana Alves Farias
Editora-chefe - Revista GESTÃO & EDUCAÇÃO -
Gestão & Educação (Janeiro/2025)
v. 8 n. 01 (2025)EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO: O PROTAGONISMO DOS ALUNOS
Iniciamos o ano de 2025 destacando o protagonismo dos alunos na construção de uma educação inclusiva e inovadora. Os textos refletem o papel dos alunos como agentes de transformação dentro e fora da sala de aula, incluindo iniciativas comunitárias e projetos de extensão. Como educadores, nosso desafio é promover a autonomia e o pensamento crítico, criando ambientes que valorizem a pluralidade. Convidamos vocês a explorar as reflexões desta
edição e a contribuir com suas experiências. A educação é uma construção coletiva, e cada voz faz a diferença.Profª Dra. Adriana Alves Farias
Editora Chefe - Revista GESTÃO & EDUCAÇÃO