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Gestão & Educação (Maio/2022)
v. 5 n. 03 (2022)POR QUE É IMPORTANTE LER?
A maioria das vezes não valorizamos a importância do hábito da leitura na nossa formação. A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico. Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior a competência (habilidade) na escrita. Com o objetivo de propor “novas leituras” a REVISTA GESTÃO & EDUCAÇÃO apresenta mais uma edição com as pesquisas realizadas pelos nossos autores.
Tenha uma boa leitura!Adriana Alves Farias
Editora-chefe da Revista Territórios
Profa. Doutora em Língua Portuguesa– PUC-SP -
Gestão & Educação (Abril/2024)
v. 7 n. 04 (2024)A REVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO DIGITAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM 2024
Na contemporaneidade, a educação passa por uma revolução digital que redefine não apenas os métodos de ensino, mas também a própria estrutura do processo educacional. Em 2024, os avanços tecnológicos continuam a moldar a forma como aprendemos, ensinamos e interagimos no ambiente educacional. Desafios: Desigualdade de Acesso: A disparidade no acesso à tecnologia e à internet persiste, criando uma lacuna digital entre alunos de diferentes origens socioeconômicas. Isso amplifica as desigualdades educacionais, prejudicando o desenvolvimento de habilidades e oportunidades futuras. Adaptação dos Educadores: Muitos educadores enfrentam dificuldades para se adaptar às novas tecnologias e métodos de ensino digital. A falta de treinamento adequado pode limitar a eficácia do ensino online e comprometer a qualidade da educação. Oportunidades: Personalização do Aprendizado: A tecnologia permite a adaptação do ensino às necessidades individuais dos alunos, oferecendo recursos educacionais personalizados e oportunidades de aprendizado sob medida. Flexibilidade no Ensino: A educação digital oferece flexibilidade em termos de horários e locais de aprendizado, permitindo que os alunos acessem o conteúdo educacional de forma conveniente e adaptada às suas necessidades individuais. A revolução da educação digital em 2024 apresenta desafios significativos, mas também oferece oportunidades sem precedentes para transformar e enriquecer o processo educacional. Para aproveitar ao máximo essas oportunidades, é essencial abordar as questões de desigualdade de acesso, capacitar os educadores e garantir a segurança e privacidade dos alunos no ambiente digital.
Profª Dra. Adriana Alves Farias
Editora Chefe - Revista GESTÃO & EDUCAÇÃO -
Gestão & Educação (Dezembro/2022)
v. 5 n. 10 (2022)COMO A LEITURA PODE MUDAR A SOCIEDADE
A leitura nos traz a oportunidade de adquirir conhecimento, sabedoria, descobrir mundos novos, desenvolver uma capacidade analítica e crítica frente às situações de vida, e consequentemente, a possibilidade de atuação ativa na formação e no desenvolvimento do meio onde estamos inseridos. A leitura é essencial para adquirirmos mais conhecimento. Estamos sendo bombardeados de informações instantâneas através da internet, mas vale ressaltar que o conhecimento é para sempre e as informações são passageiras, muitas vezes não acrescentam nada. Através do conhecimento que adquirimos através da leitura, temos nossas dificuldades diminuídas. Quanto mais eu leio mais conhecimento eu tenho, isso é cientificamente comprovado. Para ter êxito na vida é preciso gostar de ler e viajar, viajar há lugares que talvez nunca fossemos e que só foi nos permitido ir através dos livros. A leitura pode mudar muito à vida de alguém, a pessoa que lê tem uma compreensão que abrange melhor a realidade, a leitura faz com que o indivíduo seja mais crítico e mais ativo no mundo e na sociedade onde ele vive. Cabe a cada um de nós incentivar o hábito da leitura. Devemos falar dos benefícios e da importância dos livros para amigos, parentes, crianças, jovens, adultos e idosos! Entendemos, também, que aqueles que não têm oportunidades terão grandes dificuldades, pois seu conhecimento torna-se precário, não tendo uma visão mais extensa acerca dos problemas de seu cotidiano e do que acontece no país e no mundo. A leitura é essencial, é a mais poderosa ferramenta para que possamos ter opiniões e nos posicionarmos com afinco. É a maior arma existente contra a ignorância, a alienação e a massificação. É a liberdade de pensamento e do raciocínio. É a independência.
Profa. Dra. Adriana Alves Farias
Editora-chefe -
Gestão & Educação (Julho/2023)
v. 6 n. 07 (2023)O protagonismo do estudante é um tema cada vez mais relevante na educação atual. Trata-se de um conceito que defende a importância de o estudante ser o protagonista da sua própria aprendizagem, o que significa que ele deve assumir um papel ativo e responsável em seu processo educacional. Isso implica na construção de um ambiente escolar mais participativo, no qual o estudante não apenas recebe aulas e conteúdos, mas é incentivado a questionar, experimentar, pesquisar e criar novos conhecimentos. Dessa forma, o protagonismo do estudante se baseia no desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da capacidade crítica dos alunos, que passam a ter mais voz e autonomia em sala de aula. Um dos principais benefícios desse modelo é que ele permite uma maior aproximação entre o estudante e o conhecimento, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e engajador. Além disso, o protagonismo do estudante contribui para a formação de cidadãos mais críticos, participativos e preparados para atuar na sociedade. Porém, para que o protagonismo do estudante seja efetivo, é necessário que a escola conte com uma equipe comprometida, com uma metodologia inovadora, que valorize o diálogo e a criação de espaços para a construção conjunta do conhecimento, além de um ambiente de respeito e valorização da diversidade. O protagonismo do estudante é um modelo de educação que tem como objetivo transformar a escola em um espaço mais democrático e participativo, em que o estudante é colocado no centro do processo educacional, permitindo sua formação de maneira mais completa.
Profa. Dra. Adriana Alves Farias
Editora-chefe
Revista GESTÃO & EDUCAÇÃO -
Gestão & Educação (Novembro/2024)
v. 7 n. 11 (2024)O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE
CIDADÃOS CRÍTICOS E ATIVOS
Nesta edição, a Revista Gestão & Educação mergulha na complexa tarefa de formar cidadãos críticos, éticos e comprometidos com o desenvolvimento social, analisando como práticas pedagógicas inovadoras e uma gestão educacional eficiente podem transformar o ambiente escolar e impactar positivamente a sociedade.
Com o avanço das tecnologias digitais, novos desafios e oportunidades surgem para a educação, permitindo personalização do ensino e novas formas de interação e construção do conhecimento. Ao mesmo tempo, discutimos como metodologias ativas — como o ensino baseado em projetos e a sala de aula invertida — promovem a autonomia e o protagonismo do aluno, preparando-o para resolver problemas reais e desenvolver habilidades socioemocionais fundamentais. O editorial também destaca a importância das políticas públicas que incentivam práticas inclusivas e o fortalecimento do papel social da escola, especialmente no contexto das desigualdades sociais e de um mercado de trabalho em constante evolução. A revista apresenta uma visão holística para gestores e educadores, ressaltando que a formação de cidadãos globalmente conscientes e preparados para os desafios contemporâneos exige um currículo que vá além do conteúdo tradicional, incorporando ética, empatia, e responsabilidade social.
Profª Dra. Adriana Alves Farias
Editora Chefe - Revista GESTÃO & EDUCAÇÃO -
Gestão & Educação (Janeiro/2021)
v. 2 n. 01 (2021)A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Um dos grandes desafios dos professores é ensinar a leitura, e ensinar não só a decifrar códigos, mas sim a construir o hábito de ler. Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. Com o avanço das tecnologias do mundo moderno, a necessidade da leitura se faz imprescindível, uma vez que é por meio dela que o leitor identificará a intencionalidade do autor ao produzir o texto. Com o objetivo de apresentar o resultado das leituras e pesquisas realizadas por educadores e, proporcionar uma excelente leitura, a Revista Gestão & Educação apresenta mais uma edição.
Desejamos uma boa leitura.
Profa. Ma. Adriana Alves Farias
Editora Revista Faconnect