Edição Atual

v. 8 n. 06 (2025): Revista Gestão & Educação (Junho/2025)

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO E DA EDUCAÇÃO
Vivemos um momento de inflexão na história da educação. As transformações tecnológicas, especialmente o avanço da inteligência artificial (IA), estão redefinindo as formas como aprendemos, ensinamos e gerimos os espaços educacionais. Diante desse cenário, a edição de junho da Revista Gestão & Educação dedica-se a explorar um dos temas mais desafiadores e promissores da atualidade: o impacto da IA na educação, em suas múltiplas dimensões. O uso de ferramentas baseadas em IA já se faz presente em diversas esferas da prática educacional: desde sistemas de gestão escolar mais eficientes, até plataformas de aprendizagem personalizadas, análise preditiva de desempenho estudantil, automação de avaliações e apoio à tomada de decisão por gestores. No entanto, junto aos avanços, emergem questões éticas, pedagógicas e sociais que exigem reflexão crítica e embasamento científico. Como garantir que essas tecnologias ampliem e não restrinjam o direito à educação de qualidade? Como formar gestores e docentes para o uso consciente, criativo e responsável da IA? De que forma a pesquisa educacional pode contribuir para construir marcos regulatórios, políticas públicas e práticas pedagógicas que coloquem o ser humano no centro do processo? A Revista Gestão & Educação reforça, com esta edição, seu papel como espaço de diálogo e construção coletiva de saberes comprometidos com uma educação pública, democrática, inclusiva e tecnologicamente ética.
Profª Dra. Adriana Alves Farias
Editora Chefe - Revista GESTÃO & EDUCAÇÃO

Publicado: 2025-06-26
Ver Todas as Edições